Mudança requer paciência...
- Nathiele Schönhofen
- 26 de nov. de 2021
- 1 min de leitura

Quantas vezes nos pegamos pensando “não adianta, não fim das contas acabo sempre fazendo/reagindo do mesmo jeito”.
CALMA! A MUDANÇA É UM PROCESSO!
Quando estamos construindo a mudança, é natural e esperado que acabemos respondendo da forma que conhecemos e em algumas situações de forma nova.
Mas por que isso acontece?
Vamos imaginar que ao longo da vida criamos conexos mentais, rotas, que nos fazem responder de determinada forma as situações. Quando começamos um processo de mudança, criamos novas conexões e rotas. Porém nosso cérebro já conhece muitoooo bem as primeiras rotas, então enquanto estamos solidificando/reforçando as mudanças é natural que o cérebro acabe optando pela rota inicial e conhecida.
Por isso entendemos o processo de mudança em espiral. Há avanço, mas também haverão algumas repetições de velhos hábitos e comportamentos. Quanto mais você se conhece e está atento ao processo, mais fácil é de ter um olhar generoso para esse movimento natural.
Lembrando que é muito mais importante a direção da mudança, do que a velocidade. Exercite um olhar generoso consigo mesmo.
Psi. Nathiele Tapia Schönhofen
CRP 07/28291
Show! Sou favorável a mudanças em espiral iguais a estas que você apresenta, Nat, de pouco a pouco, nada abrupto. É uma estratégia que faz evoluir lenta e constantemente sem perder foco e deixar de ser leal a deveres e devoções. Sem se distanciar do ponto de origem e das pessoas que ajudaram. Sem perder memória e ficar disperso perdido no mundo. E seguro de que o futuro trará consequências benéficas e seguras. (Acho que isso se deve ao "espirito de cachorrinho" - na infância foram meus mestres-animais - e nós sabemos: os cachorrinhos não abandonam jamais! Leais, leiais a tudo e a todos!). Obrigado por compartilhar o conteúdo!